-
Arquitetos: MuDD Architects
- Área: 27 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nacho Villa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta cabana foi projetada e construída em poucos meses para uma escritora de livros infantis. Para ela, o processo e a construção resultante precisavam ser extremamente evocativos e fonte de inspiração para seus futuros livros. A cabana está localizada no norte de Madri, onde os invernos são extremamente frios, é a primeira desse gênero para MuDD Architects, onde a fabricação digital combinada com construtores mestres altamente qualificados é usada no mesmo projeto. A nova arquitetura também é uma afirmação da MuDD Architects de que a fabricação digital pode realmente ajudar a tornar acessíveis casas altamente exclusivas.
Parte dos desafios do projeto era criar uma arquitetura semelhante a uma cabana, mas com um toque contemporâneo. Encontrar arte nas linhas mais simples e permitir um envoltório de madeira contínuo no interior. As linhas simples, porém fortes, são destacadas pela iluminação enfatizando o grande volume do telhado e a linha perimetral do terraço. Os interruptores com dimmer permitem alterar a ambiência do local. Além disso, algumas pequenas luzes são colocadas dentro das estantes grandes como vaga-lumes. Duas luminárias específicas, com 4 metros de altura, iluminam a mesa principal da escritora .
O envoltório contínuo do telhado da casa é feito de ferro oxidado dobrado, aqui o acabamento e as tonalidades das cores são regidos pelo nível de oxidação. A moldura de ferro oxidado extremamente fina de cada fachada permite que o vidro laminado ofereça a integração total da casa no deslumbrante jardim que a família possui destacando as diferentes espécies de plantas, cores e estações do ano que fazem parte do espaço interno da casa.
A parte mais desafiadora, mas também uma das mais importantes da casa, são as estantes curvas altamente complexas adaptadas aos telhados altos inclinados muito específicos. Um tom diferente de madeira, desta vez pinus de origem local, é usado e propositalmente mantido natural para contrastar com o acabamento dos painéis de revestimento interno. Essas estantes criam uma sensação de movimento em que o peso das peças horizontais e verticais contrabalanceia o teto alto. As estantes são compostas por 100 peças diferentes cortadas com CNC na Fusteria Digital em Girona onde diferentes tipos de montagem a seco foram testados de forma a serem os mais discretos possíveis.
Novamente, criando uma sensação de equilíbrio, a lareira suspensa em ferro fundido desce do ponto mais alto do telhado. O terraço da casa é uma continuação perfeita do piso de madeira do interior integrando-se ainda mais com a paisagem natural do entorno.
O maior desafio deste projeto não está nas técnicas que exigem um grande número de horas para a construção digital e manual, mas principalmente na expectativa da cliente em ter a casa dos seus sonhos. O projeto surgiu alguns meses após o início da pandemia e é uma sinfonia arquitetônica para as criações da escritora, fazendo referência ao livro de Virginia Woolf "Um quarto só seu" ("A Room of One’s own").